quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CARNAUBA EA UNHA DO DIABO

A PLANTA conhecida como unha do diabo floresce e cresce rápido sufocando a carnaúba(Foto: TALITA ROCHA)

Planta ornamental, de origem africana, ameaça a carnaúba considerada a árvore símbolo dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Também chamada de árvore da vida pelas inúmeras utilidades da espécie nativa do Nordeste. O perigo foi comprovado por professores Universidade do Ceará.

A planta é bonita. Encanta aos que passam nas rodovias que cortam o Vale do Jaguaribe e até o Sertão Central do Ceará, bem como o Vale do Açu. Mas não se enganem com a beleza das rosas dessa espécie que prolifera nas matas ciliares, às margens dos rios e lagoas, além dos carnaubais. Pelo nome popular já se tem uma idéia de que bons frutos não está produzindo: unha do diabo. Nativa da ilha de Madagascar, na África, a Cryptostegia grandiflora (nome científico) está reduzindo a carnaúba, "árvore símbolo do Ceará e RN".

Exótica e invasora, a unha do diabo floresce e cresce rápido sufocando a carnaúba. Não é só rasteira, mas também trepadeira e chega a cobrir toda a copa das carnaubeiras impedindo que se retire suas palhas usadas em vários municípios como fonte de renda das comunidades.

DICIONÁRIO

Plantas invasoras são as originárias de outra região ou bioma. Elas se adaptam e proliferam muito bem no novo ambiente, competindo com as espécies nativas por nutrientes, luz solar e mesmo por espaço físico. Em algumas unidades de conservação as plantas invasoras podem se tornar um problema sério, modificando o ecossistema. Na agricultura, uma planta é considerada invasora quando ocorre em local e momento indesejado, interferindo negativamente no cultivo. Em geral, é também conceituada como sinônimo de planta daninha, erva daninha e planta espontânea.


SAIBA MAIS

- A carnaúba só existe no País nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

- Tem diversas utilidades como a fabricação de velas, ceras, medicamentos, cosméticos, produtos alimentícios e artesanato.

- Há pelo menos 40 anos, a cera de carnaúba tem sido responsável por um importante ciclo da economia do Piauí, que, juntamente com o Ceará responde por cerca de 87% da produção brasileira.

- O Brasil é o único país do mundo que produz cera de carnaúba, embora existam palmeiras primas da carnaúba, da mesma família, na África Equatorial, no Ceilão, no Equador, na Tailândia e na Colômbia, cujas folhas não produzem a cera adequada.

- A carnaubeira pode atingir 15 metros de altura e possui vida produtiva de 200 anos. Seu corte coincide com a entressafra de grãos nos estados. O período de colheita vai de agosto a fevereiro.

- Por desenvolver-se numa região árida, a "árvore da vida", por sua resistência tanto à chuva quanto à seca e pela grande variedade de usos que ela pode ter, produz em suas folhas uma película (cera) como forma de proteção.

- Quando atingir a maturidade (cerca de 10 anos), as folhas da carnaúba podem ser colhidas. Em seguida, são expostas ao sol e delas é retirada a cera em forma de pó. A partir daí inicia-se o processo de industrialização.

- A cera de carnaúba é dura, quebradiça, insípida e inodora. Além disso é solúvel em éter, benzina e possui um brilho intenso. Uma vantagem da cera é que sua coleta não causa danos ambientais, pois as folhas extraídas para obtenção do produto são naturalmente repostas na safra seguinte.

FONTE: CORREIO DO VALE

2 comentários:

  1. o que eh mais importante, ninguem fala a respeito. COMO PODEMOS MATAR ESSA Cryptostegia grandiflorA?. essa planta ta acabando com a vegetaçao nativa de minha regiao.
    grato.
    álvim neto - morrinhos - ce

    ResponderExcluir
  2. complementando o comentario acima:
    contato: alvimnt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 17 BLOGS, 1483 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1506 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!
Visualizar

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...